terça-feira, 13 de agosto de 2013

Motricidade Fina

Recebo muitos pedidos de atividades para desenvolver a coordenação motora fina.
Estou preparando algumas bem bonitinhas, pois adoro coisas fofas!

Encontrei muita coisa em minhas andanças pela net (viajo muitooooo por ela)
Hoje trago algumas que editei e espero que vocês possam aproveitar bastante!








Eu me orgulho de minha profissão!



Deixo aqui a minha mensagem!

O nosso país será bem melhor quando todos entenderem essa imagem.

Valorize o PROFESSOR!

O que é, O que é?

É hora de divertir com a criançada!








Dica para reaproveitar sobras de giz de cera

Olha só que ideia bacana...

Sabe aquele monte de pedacinhos de giz de cera que sempre sobra? Que tal reaproveitar tudo? A ideia é reciclar para a turminha colorir a vontade... e ainda criar lindas lembrancinhas!

                       

Pra fazer é fácil: Selecione os giz de cera pelas cores ou faça mesclado. Coloque em forminhas de silicone, pão de queijo ou qualquer outra (experimente usar potinhos pequenos como os de danoninho no lugar da forma, também fica lindo!). Leve ao microondas, forno convencional ou banho maria. Quando o giz derreter, mexa bem com um palito, ou uma colher, para misturar toda a cor que acaba ficando no fundo. Leve as forminhas para o congelador por uns 20 minutos. O giz esfria e solta fácil da forminha.

Criação da Banana Craft.

Do Quarteto das Artes.
E da Banana Craft novamente.
DICA: Coloque em saquinhos plásticos, junte alguns desenhos para colorir... amarre com um lindo laço e dê de lembrancinha para fim de ano!

05 atividades para trabalhar com alunos agressivos

Mordidas, tapas, puxões de cabelo... Até os 3 anos de idade, é comum a criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito delicadas. Esta atividade é sugerida para trabalhar com as turminhas do berçário mas pode ser adaptada para outras turmas da educação infantil.


                                      

Cabe ao educador mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Vamos ver aqui 05 atividades práticas para ajudar neste processo.


Cuidado com a boneca
IDADE De 1 a 3 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo. Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro – necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca  e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

Chuvinha de papel
IDADE De 8 meses a 3 anos.
TEMPO De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

Papai veio brincar
IDADE De 3 meses a 1 ano.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala ampla.
MATERIAL Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.

Jogo das expressões
IDADE De 2 a 3 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos
de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

Caminhada solidária
IDADE De 1 ano e meio a 3 anos.
TEMPO De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS Desenvolver a ideia de grupo e a tolerância.
Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.

Como fazer um carimbo com rolo de fita adesiva

Oi gente!

Hoje eu vim ensinar a vocês como fazer um carimbo pras crianças fazerem arte bem fácil, usando rolos vazios de fita adesiva... ótima dica pras aulas de artes! Você só vai precisar de um rolo de fita adesiva usado e desenhos feitos em EVA... A dica é ótima para fazer barrados em cadernos.
Pra carimbar é só colocar na mãozinha e rolar... Agora você já sabe... Não jogue mais nenhum rolo de fita adesiva fora, guarde todos e faça vários carimbos com vários motivos: corações, nuvens, flores... fica lindoooooo!!! Boas aulas!

Animais com carimbos das mãozinhas

Oi amigas, vim postar mais novidades!!!

E já que os alunos vão sujar os dedinhos de tinta, que tal sujar as mãozinhas e pezinhos também e carimbar estes lindos bichinhos da água? Além de divertida, a ideia é ótima para trabalhar os bichinhos do fundo do mar na semana do meio ambiente... 

Tem lagosta...
Caranguejo...
Peixinho... Este é o nemo? rs
O polvo e mais peixinhos...
Opa! O que o leão estava fazendo no fundo do mar?
Sei não heim? rs...
Beijocas a todos e muita diversão!