É nos anos iniciais do Ensino
Fundamental que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor. Para isso,
é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos
devem ler sozinhos tanto na escola como em casa. Mas nada de resumos e
questionários padronizados para testar os estudantes. Mais produtivo, para quem
quer formar leitores, é organizar rodas para o compartilhamento de opiniões,
propor trocas de livros entre os colegas e incentivá-los a seguir um autor ou um
tema de que gostem.
Por que ler
Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura. "Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?", sugere Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. Numa fase da vida (e da escolarização) em que é preciso dar espaço para que as crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas com mais facilidade, perder o medo dos livros maiores é fundamental - e o mesmo vale para os gêneros considerados mais difíceis, como a poesia.
Onde ler
"Não há leitor que só goste de ler num único lugar. Ele lê na cama, no sofá, no chão, na mesa do café... Por que na escola isso seria diferente?", indaga o professor de Literatura João Luís Ceccantini, da Unesp. Variar os ambientes de leitura deixa o ato de ler menos previsível. Aproveite o pátio, a grama, a sombra de uma árvore, a sala de leitura...
Por que ler
Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura. "Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?", sugere Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. Numa fase da vida (e da escolarização) em que é preciso dar espaço para que as crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas com mais facilidade, perder o medo dos livros maiores é fundamental - e o mesmo vale para os gêneros considerados mais difíceis, como a poesia.
Quem lê
Além do professor, as crianças (mesmo ainda não plenamente alfabetizadas) devem ser estimuladas a ler. No contato pessoal com os livros, elas começam a desenvolver a autonomia - e isso só se faz lendo. Em classe, é possível também organizar atividades em duplas e, claro, discussões coletivas sobre as obras.
Além do professor, as crianças (mesmo ainda não plenamente alfabetizadas) devem ser estimuladas a ler. No contato pessoal com os livros, elas começam a desenvolver a autonomia - e isso só se faz lendo. Em classe, é possível também organizar atividades em duplas e, claro, discussões coletivas sobre as obras.
Como
ler
Do 1º ao 5º
Do 1º ao 5º
ano, é importante criar uma
comunidade de leitores em classe - ou seja, espaços em que todos
tenham
a chance de participar e opinar. Em seus livros, Delia Lerner sugere
"desenvolver, em cada ano escolar, atividades permanentes ou periódicas
concebidas de tal modo que cada um dos estudantes tenha a possibilidade de ler
uma história para os demais ou escolher um poema para ler aos colegas". Outra
sugestão é incentivar os alunos a trocar livros e indicações de autores. Eleger
um tema de interesse comum (piratas ou histórias de terror, por exemplo) e ler
vários textos desse tipo também costuma funcionar.
Quando ler
O ideal é que a rotina diária
inclua momentos de leitura em aula e que os alunos sejam incentivados a levar
exemplares para ler em casa - por hobby mesmo, sem que isso vire uma tarefa
obrigatória.
Onde ler
"Não há leitor que só goste de ler num único lugar. Ele lê na cama, no sofá, no chão, na mesa do café... Por que na escola isso seria diferente?", indaga o professor de Literatura João Luís Ceccantini, da Unesp. Variar os ambientes de leitura deixa o ato de ler menos previsível. Aproveite o pátio, a grama, a sombra de uma árvore, a sala de leitura...
O que
ler
Na hora de escolher os livros,
fique atento ao conteúdo, evite obras moralistas ou politicamente incorretas e
valorize a qualidade da edição (ilustrações, linguagem etc.). É importante
trabalhar com textos de gêneros variados e a lista deve incluir obras clássicas
e contemporâneas (confira abaixo sugestões de leitura para os anos
iniciais do Ensino Fundamental).
Os erros mais comuns
-Transformar a leitura numa atividade entediante. Quando a literatura faz parte de uma tarefa burocrática e obrigatória, muitas crianças se afastam dela.
-Avaliar a leitura por meio de provas e resumos. Evite os questionários. Ampliar os debates sobre os textos ajuda a aumentar o envolvimento da turma.
-Ignorar os gestos de cada um. É nessa fase da escolarização que começam a se consolidar as preferências pessoais. E isso tem de ser respeitado e aproveitado.
Os erros mais comuns
-Transformar a leitura numa atividade entediante. Quando a literatura faz parte de uma tarefa burocrática e obrigatória, muitas crianças se afastam dela.
-Avaliar a leitura por meio de provas e resumos. Evite os questionários. Ampliar os debates sobre os textos ajuda a aumentar o envolvimento da turma.
-Ignorar os gestos de cada um. É nessa fase da escolarização que começam a se consolidar as preferências pessoais. E isso tem de ser respeitado e aproveitado.
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