quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Meio Ambiente



Reciclar

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel:
jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal:
latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico:
potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Sustentabilidade
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Quanto tempo demora os materiais para se decompor na natureza

O Papel por ser um material orgânico acaba sendo biodegradável e demora de 3 a 6 meses para se decompor. Um pedaço de Tecido orgânico como o de algodão demora 6 meses a 1 ano. Um simples filtro de cigarro demora 5 anos. Um chiclete demora 5 anos. Um pedaço de madeira pintada demora 13 anos. Um pedaço qualquer de Náilon ou tecido baseado nele demora 30 anos para desaparecer. Um pedaço qualquer de plástico vai durar 100 anos na terra sem se decompor. Um pedaço de metal demora mais de 100 anos. Um pedaço de Borracha fica por tempo indeterminado. Uma garrafa de vidro vai demorar 1 milhão de anos para desintegrar. O saco plástico que você pega no supermercado e depois joga no lixo ficará na natureza por 450 anos.

Dicas ecológicas

- Ao visitar ambientes naturais resista à tentação de levar "lembranças" para casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc. onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.

- Não compre produtos em embalagens de aerossol, como cosméticos e inseticidas. Essas embalagens normalmente contêm Clorofluorcarbonos (CFCs), que são os gases responsáveis pela formação do buraco na camada de ozônio.

- Abra a torneira somente quando for usar a água. Por exemplo, enquanto escova os dentes, pode deixá-la fechada, abrindo novamente só na hora de enxaguar a boca. Faça o mesmo enquanto estiver ensaboando as mãos, caso contrário, estarão desperdiçando cerca de 7 litros de água. Enquanto faz a barba com a torneira aberta, um homem chega a desperdiçar cerca de 65 litros de água.

- Devemos reciclar o lixo e evitar o desperdício. A reciclagem diminui o lixo e faz surgir novas invenções.

- O meio ambiente não nos pede nada, pelo contrário, nos dá tudo. Cuidar dele, sem se preocupar em receber algo em troca, é uma necessidade vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário