segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO




Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.
MÉTODOS DE ENSINO
São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos
2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: 
sons, letras e sílabas. 
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
alfabéticos ou soletrativos
silábicos
fonéticos
                           
Alfabéticos ou soletrativos

O aluno aprende:
o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
a seqüência do alfabeto.
a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
Silábicos 
O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
Fonéticos
O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem. 
Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
palavração
sentenciação
contos ou historietas
natural
Palavração
O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
Sentenciação
O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

Contos ou historietas
É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
Natural
O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.

TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO

As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma. 
As técnicas são divididas em dois grupos:
técnicas de leitura
técnicas de escrita
Técnicas de leitura
Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
Leituras de textos em conjunto.
Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.

O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita.
A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazes
para haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de escrita
A criança deve perceber a forma das letras.
O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.

Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,
para servir de direção esquerda-direita.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário