sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Obesidade infantil: como trabalhar o tema com as crianças?


Para caracterizar a doença e esclarecer todas as dúvidas onde são abordados: a epidemiologia, o que a escola tem a ver com o assunto, como a doença pode afetar o rendimento do aluno, riscos, tratamentos e discusão de propostas de intervenção na escola. A segunda é a implementação da proposta de intervenção, que pode ou não contar com minha consultoria.

Não existe uma receita de bolo para abordar o tema com
as crianças, tanto pela complexidade do assunto, quanto pela delicadeza do tema.
Não existe um projeto, existe o projeto que se adequa às características dos
alunos da sua escola, com sua realidade e que esteja de acôrdo com a
proposta pedagógica.



Se pretende caminhar sozinho aqui vão algumas dicas:

  • Informe-se sobre o assunto. Busque informações com profissionais e leia muito. O assunto é complexo, a literatura é ampla e existem muitas pesquisas sendo feitas. Mensalmente recebo novidades. O ideal é estar ligado à uma associação que lhe forneça essas informações.
  • Crie uma proposta de intervenção que seja factível, pois é necessário o envolvimento de toda a escola, incluindo pais de alunos. O desenvolvimento da proposta deve ser permanente.
  • Cuidado ao abordar o tema com as crianças. Os "gordinhos" já são alvo de discriminação e na tentativa de ajudá-los você pode piorar a situação. Além disso criar uma situação alarmante pode desencadear distúrbios de alimentação nas crianças/adolescentes que tenha pré disposição para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário