sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Refluxo no bebê. O que fazer.


Refluxo no bebê. O que fazer.

É normal que os bebês novinhos regurgitem (golfada) o leite algumas vezes, até os 10 meses esses episódios podem acontecer na maioria dos bebês. Isso ocorre pois o sistema digestório do bebê ainda está em formação, o que não significa que sofram de refluxo, embora possa acontecer em uma pequena parcela deles.

Como identificar o refluxo no bebê

Qualquer dúvida que você tenha sobre o bebê, pergunte ao Pediatra. Ele é a pessoa mais indicada para sanar todas as dúvidas e indicar a melhor solução. Em relação os refluxo no bebê, informe ao pediatra sempre que:



  • O bebê não estiver ganhando peso;
  • Se chorar muito sempre depois de mamar;
  • Se ele estiver vomitando com muita frequência;
  • Se começar a ter muita tosse;
  • Se ficar irritado, curvando-se para trás, depois de mamar.

Como o refluxo no bebê é tratado

Existem bebês que regurgitam mais do que outros, mas o tratamento só é recomendado quando o refluxo causa desconforto e atrapalha o bebê. Esse tratamento pode envolver o uso de medicamentos e produtos para engrossar o leite. O refluxo também pode acontecer por intolerância à lactose, mesmo quando amamentados no seio materno, neste caso a mãe deve suspender a ingestão de leite de vaca.




Em todos os casos o tratamento adequado é definido pelo Médico Pediatra.




O uso de travesseiros anti-refluxo é recomendado?

O travesseiro anti-refluxo é altamente recomendado. Além dos casos de refluxo ele é útil no caso de bebês resfriados e com dificuldade de respirar.

Os travesseiros anti-refluxo deixam a cabeça do bebê mais alta do que o restante do corpo e em uma posição confortável, mas atenção use apenas o travesseiro próprio para esse fim, como o da foto. O uso de travesseiros comuns pode trazer problemas e até sufocar o bebê.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário