Você é um professor antenado nas Tecnologias da Informação e Comunicação?
Reparei este teste tendo por base um teste semelhante criado por Ana Teresa Ralston, da Abril Educação, e Luciana Maria Allan, do Instituto Crescer que foi disponibilizado no site Educar para Crescer. Fiz várias alterações e adaptações para que o professor pudesse fazer uma auto-avaliação no que tange a sua imersão na cibercultura e a apropriação das TIC no cenário escolar. Pode ser muito útil para introduzir um grupo de estudos na escola que aborde o assunto. Espero que gostem!
Faça este teste e descubra se você é um professor antenado quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Responda as questões abaixo e descubra o quanto você sabe usar os recursos tecnológicos na hora de ensinar.
1. Ao solicitar uma pesquisa para seus alunos, você faz o quê?
( ) Dá o tema, deixando claro que o aluno terá de se virar sozinho para realizar a tarefa;
( ) Orienta como pesquisar na internet, usando palavras-chave, combinando símbolos etc.;
( ) Além de orientar, indica a bibliografia sobre o assunto na internet e apresenta uma pré-seleção de sites, estimulando o aluno a ir atrás de outros para dar conta do trabalho.
2. Que tipo de dicas você dá para os alunos apresentarem a pesquisa feita na internet?
( ) Nenhuma. Os alunos costumam fazer o “corta e cola” na íntegra do que for interessante;
( ) Você sugere que os alunos preparem um texto, a partir das fontes escolhidas, utilizando o “corta e cola”;
( ) Você sugere que os alunos leiam as informações pesquisadas e, a partir das mais interessantes, sejam capaz de produzir um texto de sua autoria.
3. Você orienta seus alunos a mencionar o autor e a fonte das informações pesquisadas (texto e foto)?
( ) Nunca faço isso;
( ) Já não falo mais a respeito – estou seguro de que meus alunos tornaram essa preocupação uma prática;
( ) Sempre faço isso.
4. Ao explorar um site ou jogo nas suas aulas no laboratório de informática, você:
( ) Faz uma apresentação prévia de pesquisa, apresentando a estrutura do site ou jogo e indicando o caminho a ser seguido na navegação (exploração controlada);
( ) Usa um modelo de conduta único na apresentação do site ou jogo, mas dá liberdade os alunos navegarem depois livremente (exploração orientada);
( ) Promove uma discussão prévia com os alunos, deixando claro o leque de possibilidades na pesquisa do site ou jogo (exploração aberta).
5. Você estimula seus alunos a criar um grupo de trabalho virtual para organizar e desenvolver um projeto?
( ) Não, eu não estimulo meus alunos a agirem deste modo;
( ) Eu estimulo meus alunos a trabalhar em grupo só em sala de aula (e na escola);
( ) Sempre oriento eles a criarem grupos de trabalho virtual.
6. Por causa de um trabalho, você orienta sua turma a trocar informações com alunos de outras escolas?
( ) Meus alunos só trabalham no espaço da escola e a troca de informações acontece exclusivamente com os colegas da classe ou, no máximo, colegas de outras turmas da escola;
( ) Os alunos trocam informações com outras escolas em projetos específicos;
( ) É rotina dos meus alunos trabalhar em grupos online, trocando informações com alunos de outras escolas.
7. Você incentiva seus alunos a integrar as redes sociais para promover a colaboração de especialistas do tema do seu trabalho escolar?
( ) Eu não estimulo meu aluno a ir atrás de especialistas nem a acessar informações sobre eles;
( ) Eu oriento a acessar informações online sobre esses especialistas, mas não a interagir com eles;
( ) Eu oriento a sempre acessar as redes sociais para a ter a opinião direta de um ou mais especialistas do tema em destaque no seu trabalho.
8. Você interage com seus alunos usando as redes sociais, para desenvolver um trabalho escolar?
( ) Não, não tenho essa prática; todas as dúvidas são resolvidas em sala de aula;
( ) Resolvo as dúvidas apenas por email com meu aluno;
( ) Estimulo meu aluno a usar as redes sociais, interagindo comigo para desenvolver o seu projeto.
9. O trabalho do seu aluno está concluído. Você incentiva seu aluno a publicar na internet?
( ) Não, não incentivo ele a fazer isso;
( ) Sim, incentivo ele a compartilhar na rede fechada da escola;
( ) Sim, incentivo ele a disponibilizar na internet de modo a que qualquer usuário possa acessar o seu trabalho.
10.Você estimulou seu aluno a publicar seu trabalho na internet. Como é que isso acontece?
( ) Ele publica o trabalho, mesmo sem ter minha avaliação;
( ) Ele publica o trabalho só depois da minha avaliação, mas não o estimulo a interagir com os colegas na internet sobre ele;
( ) Ele publica o trabalho só depois das minhas correções – e ainda o oriento a receber críticas na internet para que ele seja aperfeiçoado.
11.Você tem algum tipo de espaço virtual (Facebook, Twitter, blog, etc.) e estimula seu aluno a acessar este ambiente?
( ) Eu não tenho espaço virtual;
( ) Eu tenho um espaço virtual, mas ele é usado para interagir com outros professores;
( ) Eu tenho um espaço virtual – ele serve para se relacionar com outros professores e com os alunos também.
12.A respeito dos recursos tecnológicos aqui em destaque – produção de vídeos e Pod-cast, uso de aplicativos (slide e texto), construção de redes virtuais (Facebook, Twitter etc), elaboração de planilhas eletrônicas e banco de dados –, quais são os que você estimula seu aluno a usar para desenvolver um trabalho escolar?
( ) Eu não estimulo meu aluno a usar esses recursos para desenvolver um trabalho;
( ) Eu oriento às vezes a usar esses recursos – e o resultado é que meu aluno é capaz de combinar até três deles para desenvolver um trabalho;
( ) Eu estimulo meu aluno de tal maneira a usar esses recursos que ele é capaz de combinar a maioria destas mídias para desenvolver um trabalho.
13. Em síntese, a respeito das tecnologias da informação e comunicação, como você no seu dia-a-dia se vê?
( ) Eu sou resistente e nunca lanço mão desses recursos nas atividades da minha classe;
( ) Eu tenho alguma familiaridade com os recursos tecnológicos, mas só os básicos e os que eu domino;
( ) Eu estou integrado ao uso das tecnologias da informação e comunicação – e também me apóio no conhecimento dos meus alunos para desenvolver um determinado projeto.
Contagem de pontos
Faça a contagem dos seus pontos seguindo os critérios abaixo:
1ª alternativa – 0 ponto
2ª alternativa – 1 ponto
3ª alternativa – 2 pontos
Resultado:
De 0 a 8 pontos – Você precisa de ajuda!
Está mais do que na hora de você se ligar e investir no próprio desenvolvimento profissional, informando-se sobre as tecnologias da informação e da comunicação cada vez mais presentes (e relevantes) em sala de aula. É preciso, com urgência, que você comece a se reciclar para reencontrar a qualidade do ensino.
De 9 a 18 pontos – Você está chegando lá!
Você não ignora a imersão das tecnologias digitais no meio escolar, por isto, esforça-se em utilizá-la, mesmo porque você já percebeu que é inevitável agregá-las ao ensino já elas já fazem parte da vida dos seus alunos. Observe apenas em que aspectos você pode inovar e busque um maior domínio destes aparatos tecnológicos para que você possa explorar ao máximo as potencialidades das tecnologias.
De 19 a 26 pontos - Professor moderninho
Parabéns, você é um verdadeiro professor do século 21! Você está perfeitamente antenado nas tecnologias da informação e comunicação e sabe tirar o melhor proveito delas para o seu aprendizado. Aproveite! E mais: compartilhe esse conhecimento tecnológico com os outros professores da escola.
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