sábado, 16 de fevereiro de 2013

Paulo Freire o Patrono da Educação

"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".






"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".





"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"




"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais




Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".




"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".




"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"




"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação..."





"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realizacao me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"





"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador".




O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário