segunda-feira, 4 de março de 2013

Lição de casa




Não é fácil pra nossas crianças estudarem 4 horas todos os dias e voltar pra casa com lição de casa pra fazer.
Os que estudam de manhã tem a parte da tarde pra fazer, e os que estudam a tarde os faz de manhã ou a noite.
Mas como fazer uma lição de cada sem muito stress dos pais na cabeça dos seus filhos.
Afinal, dever de casa deveria lembrar sorvete e não um terror.
Vamos lá a dicas que podem ajudar você que está auxiliando uma criança nesse momento.


1 – Estabeleça um horário para fazer a lição de casa. Criar uma rotina para criança passa uma ideia de hierarquia. E isso a ajudará quando tiver o seu emprego. As coisas mais importante de sua vida vêm primeiro.
2 – Ante de começar a lição de casa, arrume os matérias que vai ser trabalhado, passando a ideia de organização.
3 – Oriente a criança sempre a fazer o cabeçalho antes de fazer a lição propriamente dita. Vai ajudá-lo a identificar a data em que a lição foi feita. O caderno fica mais organizado, e a separação de uma lição de outra também ajuda. Não se esqueça de orientá-la para fazer uma linha de uma lição pra outra uma linha, dá um efeito de maior organização, que é exatamente o que eles mais precisam neste momento.
4 – Procure não fazer a lição para criança. Eu sei que a intenção é ajudar, mas a realidade é que atrapalha o desenvolvimento de seu filho. Afinal você não fará a prova por ele e a criança sempre se tornará dependente.
 5 – Se a criança tem dificuldade na leitura ou não sabe ler, não hesite em ler pra ele (a) para agilizar a tarefa de casa. A lição deve ser completamente realizada pela criança. Em caso de lições que necessite escrita, basta perguntarem ao invés de responder. Por exemplo: Palavras que comecem com F? A criança responde FACA. O pai ou mãe então poderá questionar como será que é escrita esta palavra e auxiliar sempre com perguntas do tipo ‘Como é o FA? É o mesmo FA de FABIANA, como será que é o CA?’ e assim por diante. Quanto mais pergunta fizer sobre a atividade que está sendo ensinado, mais eficaz será o resultado da lição.  E pode não parecer, mas você já estará ajudando para possíveis avaliações.  Não é a escrita final que conta neste caso e sim como o aluno chegou àquela escrita.
6 – Ter paciência é fundamental para criança, senão tem procure quem possa auxiliar. Crianças pequenas (CEA) se distraem com muita facilidade, e esse tipo de comportamento acaba irritando os pais. Se a criança se distrai com muita facilmente, procure um ambiente mais calmo e sempre volte à atenção para a lição. Ensine o aluno a pensar em uma coisa por vez… pensar em várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aprendizado.

 
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário