Os níveis de alfabetização indicam o grau de conhecimento que as crianças tem sobre o que estão aprendendo ou, sobre como interpretam a linguagem da comunicação.São quatro os níveis alfabetização infantil identificados para que oprofessor possa trabalhar a evolução do aluno:
  1. Pré SilábicoI: Este é o nível em que a criança ainda não interpreta números e letras como uma forma de expressão.A criança deste nível acredita que possa se comunicar através de desenhos.O professor trabalhará portanto, a associação entre a palavra e o objeto, a distinção entre letras e números, o reconhecimento das letras do alfabeto e, a relação entre o discurso oral e escrito além de, outras práticas pedagógicas.
  2. Pré SilábicoII: No nível pré silábico II a criança já entende que existem símbolos que compoem uma palavra e, é capaz de imitá-las ou relacioná-las a objetos conforme seus próprios conceitos, ignorando que exista um som que identifique cada uma delas.
  3. Silábico: Neste nível a criança entende que, as palavras possuem relação com a linguagem oral e, assimila a quantidade de sílabas ditas oralmente com a quantidade de letras que acredita que devem ser necessárias  para compor a palavra.Exemplo:Com quantas letras se escreve cavalo?A criança responde : CA-VA-LO, três letras!A professora trabalhará nesta fase de aprendizado, a capacidade das crianças em reconhecer as letras em que formam uma palavra, sua sílaba inicial, os diferentes tipos de letras, ouvir e compreender histórias e demais práticas pedagógicas.
  4. Alfabético: O nível alfabético indica que, a criança consegue identificar as sílabas com o som da união das letras do alfabeto.O professor nesta fase de aprendizado da criança irá ensiná-la a compor e decompor as sílabas das palavras, exercícios de completar as palavras com as sílabas, produção de textos e regras de pontuação, além de outras práticas pedagógicas adequadas à esta fase escolar.
Crianças que não correspondem à evolução dos exercícios e apresentam dificuldades de aprendizagem, deverão ser auxiliadas por um psicólogo infantil.Esta necessidade de auxílio profissional psicológico, é geralmente  percebida pelo professor.
Boas aulas!