Escolher uma boa creche para nossos filhos tem sido uma missão cada vez mais difícil.Por um lado, encontramos creches que se comprometem em alimentar, trocar fraldas e colocar nossos filhos para dormir, enquanto que, por outro lado, há crechestão comprometidas com a questão da escolaridade da criança que, acabam deixando de estimular sua autonomia.
O ideal portanto, é encontrar uma creche que, se disponha a realizar os cuidados com o bebê e a criança, em união com a escolarização adequada para cada fase.
Como definir e reconhecer uma boa proposta pedagógica para uma creche?
Uma boa proposta pedagógica para creches deve se basear na compreensão das necessidade básicas de amor, atenção e desenvolvimento que bebês e crianças necessitam de diferentes maneiras.
Ou seja, enquanto os bebês precisam aprender a andar, engatinhar, falar e se exercitar com brincadeiras e brinquedos que estimulem a sua autonomia, as crianças devem desenvolver – se através de escolhas, vínculos afetivos, e relações sociais.
Uma união entre esses dois fundamentos podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança, além de, favorecer a escolha que os pais devem fazer no momento de deixar o filho na creche.
Como estimular os bebês?
Os bebês podem ser estimulados de acordo com seu interesse.Segundo o filósofo francês Gilles Brougère, os bebês demonstram interesse por brincar através de movimentos de mãos, pernas, e gritos. Sendo assim, a função do educador é saber aproveitar esses momentos para implantar estímulos que desenvolvam os bebês através de brincadeiras e brinquedos adequados.
Tipos de brinquedos que estimulam os bebês?
Os brinquedos ideais para estimular o bebê devem ser os de puxar, empurrar, rolar, e os que possuem texturas em lados diferentes. É preciso um certo bom senso para saber qual brinquedo escolher para o filho, portanto se intere sobre alguns detalhes antes de escolher.
Como deve ser o espaço da creche?
Uma boa creche deve aproveitar seus espaços com brinquedos motivadores e interessantes para a criança. Os brinquedos devem propiciar a aventura de se poder disfrutar experiências como, balançar pra frente e pra trás, pular corda, rebolar com bambolês e, escorregar por exemplo.
Como devem ser preparados os funcionários de uma creche?
Os funcionários de uma creche devem gostar de criança e gostar de trabalhar com elas mas, isso só não basta, é preciso que o funcionário de uma creche também tenha noções de como educar e como cuidar de bebês e crianças, dar banho, trocar fraldas, alimentar e etc.
Saber lidar com imprevistos de maneira rápida e eficiente é outra característica necessária, nada mais imprevisível que as crianças!
Atuar com responsabilidade e saber como agir em casos de acidentes, garante ao funcionário e aos pais maior tranquilidade.
Aproveitem as dicas!