domingo, 5 de maio de 2013

A alfabetização na educação infantil

                                   Children Reading Pratham Books and Akshara


O tema alfabetização na educação infantil divide a opinião de professores.Enquanto uma parte desses profissionais acreditam que, iniciar aalfabetização em crianças menores de 6 anos de idade pode minimizar a fase lúdica da criança, outros defendem a interação das crianças ao mundo das  letras, exatamente nesta fase.
O conflito está na interpretação que cada educador tem sobre o tema, sobretudo para os educadores que entendem a memorização, cópia e exercícios práticos,  como a única forma de alfabetização.
Se faz necessário portanto, práticas pedagógicas que possibilitem às crianças o acesso à escrita de forma natural e descontraída, desde que, sejam atrativas e interessantes.
Não lhes parece óbvio que o meio mais prático e eficiente para a resolução deste dilema, sejam as brincadeiras?A mim também!
Apresentar as crianças da educação infantil à alfabetização de maneira lúdica, parece ser a solução deste tema.E as possibilidades podem ser tão simples quanto  infinitas, a começar pela brincadeira de pular amarelinha. Aprender a contar com os dedos através de uma canção,  para mais tarde poder identificar os numerais em uma brincadeira simples como a de jogar uma pedrinha sobre os mesmos, é tão atrativo e interessante quanto pular corda e soletrar o abecedário até errar.
A coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, comentou em entrevista à NovaEscola que, ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais, isto porquê, crianças que não convivem em um ambiente de escritores e leitores, terão acesso tardio à este tipo de linguagem.





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