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Na
perspectiva da inclusão é imprescindível que o educador esteja preparado para
lidar com os possíveis obstáculos que surjam, porém vale a pena destacar que a
ele, cabe atitudes importantes para de fato evidenciar o processo de inclusão
efetivamente.
Descrevo
abaixo algumas relevantes:
Apóia os pais dos alunos
especiais com informações relevantes dentro da sala de aula, ou ainda acerca de
descobertas feitas a partir das especificidades de cada necessidade
especial;
Não rejeita
o aluno que apresenta necessidade especial, pelo contrário, acolhe, mostra aos
demais que a diferença é feita de riqueza;
Acredita no
potencial de aprendizagem do aluno especial, não deixa de respeitar o ritmo de
cada um no decorrer dos estudos;
Busca
estratégias escolares de sucesso que garantam a aprendizagem do
aluno;
Organiza as
aulas de forma que seja possível dedicar um tempo específico a quem apresenta
necessidades especiais;
Mostra a todos os pais, em reuniões ou em situações informais, o quanto a turma toda ganha com a inclusão;
Não aceita
manifestações preconceituosas;
Exige
auxílio, estrutura, formação e informações da rede de ensino.
É isso aí, tudo muito simples. Só depende de você educador comprometido com a inclusão escolar, com o futuro do Brasil, com a qualidade de vida destas crianças, com o aprender de todos numa sociedade igualitária.
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