Refluxo no bebê. O que fazer.
É normal que os bebês novinhos regurgitem (golfada) o leite algumas vezes, até os 10 meses esses episódios podem acontecer na maioria dos bebês. Isso ocorre pois o sistema digestório do bebê ainda está em formação, o que não significa que sofram de refluxo, embora possa acontecer em uma pequena parcela deles.
Como identificar o refluxo no bebê
Qualquer dúvida que você tenha sobre o bebê, pergunte ao Pediatra. Ele é a pessoa mais indicada para sanar todas as dúvidas e indicar a melhor solução. Em relação os refluxo no bebê, informe ao pediatra sempre que:
- O bebê não estiver ganhando peso;
- Se chorar muito sempre depois de mamar;
- Se ele estiver vomitando com muita frequência;
- Se começar a ter muita tosse;
- Se ficar irritado, curvando-se para trás, depois de mamar.
Como o refluxo no bebê é tratado
Existem bebês que regurgitam mais do que outros, mas o tratamento só é recomendado quando o refluxo causa desconforto e atrapalha o bebê. Esse tratamento pode envolver o uso de medicamentos e produtos para engrossar o leite. O refluxo também pode acontecer por intolerância à lactose, mesmo quando amamentados no seio materno, neste caso a mãe deve suspender a ingestão de leite de vaca.
Em todos os casos o tratamento adequado é definido pelo Médico Pediatra.
O uso de travesseiros anti-refluxo é recomendado?
O travesseiro anti-refluxo é altamente recomendado. Além dos casos de refluxo ele é útil no caso de bebês resfriados e com dificuldade de respirar.
Os travesseiros anti-refluxo deixam a cabeça do bebê mais alta do que o restante do corpo e em uma posição confortável, mas atenção use apenas o travesseiro próprio para esse fim, como o da foto. O uso de travesseiros comuns pode trazer problemas e até sufocar o bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário