O Piolho causa uma doença chamada Pediculose do Couro Cabeludo e é transmitido pela proximidade de uma cabeça com a outra. Claro que compartilhar pentes, escovas, chapéus e outros acessórios usados na cabeça de quem está infestado facilitam que o bichinho se instale na cabeça de quem está são e os usa.
O piolho pica o couro cabeludo para se alimentar de sangue duas a três vezes por dia, sua saliva provoca alergia. O Prof. Paulo Roberto Madureira (Medicina Preventiva/UNICAMP, explicou ao Jornal Hoje que quando a coceira começa o cabelo já está parasitado há semanas.
Engana-se quem acha que piolho dá só em crianças. Eu peguei três vezes, a primeira quando criança e as outras duas já adulta. Uma do meu filho, na época com três anos e a outra na escolinha em que trabalhava.
Na escola há uma certa facilidade em pegar o bichinho pela proximidade entre as crianças e porque elas tendem a dividir objetos de uso pessoal (pentes, bonés, etc).
- Manter os cabelos presos não impede a infestação, mas ajuda a evitar o contato com outros cabelos;
- Não use de forma coletiva travesseiros, pentes, capacetes, chapéus, presilhas. Oriente as crianças a não dividirem esses objetos.
- No caso de epidemia, passe pente fino uma vez por semana para descobrir se foi infestado.
- Não use inceticida na cabeça!
Existem xampus, cremes e loções à venda nas farmácias. Consulte seu médico antes de comprar e lembre-se que eles matam apenas o piolho, seus ovos (lêndeas) continuarão lá. - Cortar os cabelos ou raspá-los é uma opção radical, mas a última dá fim ao problema.
- O pente fino precisa ser usado, é ele que irá acabar com as lêndeas (ovos). Para facilitar seu uso passe condicionador e penteie com os cabelos úmidos.
- Secador bem quente, no cabelo seco sem umidade, mata os bichinhos. Não use em crianças com menos de 7 anos, pode queimar o couro cabeludo.
- Não jogue os piolhos retirados em qualquer lugar. Descarte-os na privada, ou mortos na lata do lixo.
- Ferva ou enxague com água quente a roupa de cama e outros objetos usados na cabeça de quem está doente. Deixe separado dos objetos das demais pessoas da casa.
Conduta da escola
- Antes mesmo de aparecer um caso, envie uma circular sobre o problema. Uma boa desculpa para não alarmar os pais mais afoitos é explicar que trata-se de uma época propícia para infestações.
- Peça aos pais para comunicar imediatamente o aparecimento de um caso.
- Instrua os professores para ficarem atentos à criança que demonstrem coceira constante na cabeça.
- Separe os objetos de uso pessoal como pentes e travesseiros.
- Prepare uma aula, adequada à faixa etária, para explicar porque não devem pentear o cabelo do amigo, nem usar o boné dele. (veja sugestão abaixo)
- Não discrimine as crianças com piolho, trate como qualquer outro tipo de doença.
Sugestão de aula sobre o piolho
Para crianças pequenas (até 6 anos)
Para crianças maiores ( a partir de 7 anos)
Explique os sintomas, como é transmitido, os cuidados e o tratamento.
Mostre imagens do piolho e da lêndea. Se conseguir leve o bichinho em um
vidrinho com álcool. Vai fazer o maior sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário