TENHAMOS ATENÇÃO...
- CADA ALUNO É ÚNICO E DIFERENTE. PARECERES IGUAIS PRESSUPÕE ALUNOS IGUAIS;
- PRECISAMOS TER UM OLHAR INTER E TRANSDISCIPLINAR. PORTANTO, VALE ABRANGER TODOS OS CAMPOS DO SABER QUE DE ALGUMA FORMA SE SOBRESSAEM NO ALUNO. MAS NÃO DEIXE DE REGISTRAR ESPECIALMENTE, A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA;
· LEMBRE-SE QUE O PARECER DESCRITIVO É UM DOCUMENTO QUE SERÁ UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO. PORTANTO, CUIDADO COM AS EXPRESSÕES PEJORATIVAS, JULGAMENTOS OU AMBIGÜIDADES;
· PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS DO CICLO I DE APRENDIZAGEM, REGISTRAR O NÍVEL DE ESCRITA.
DESAFIOS DO PROFESSOR
· PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ALUNOS E EM CADA ALUNO;
· REUNIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O ALUNO, TANTO NO CONTEXTO INDIVIDUAL QUANTO NAS SUAS RELAÇÕES COM O MEIO;
· CONSIDERAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;
· PRIORIZAR AS PRODUÇÕES;
· EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;
· PRIORIZAR OS ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS;
· VINCULAR O PARECER À PROPOSTA PEDAGÓGICA, AOS PLANOS DE ESTUDO E AOS PLANOS DE TRABALHO;
· INDICAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES;
· APONTAR A PARTICIPAÇÃO, A INTERAÇÃO, A COLABORAÇÃO;
· REFLETIR PROFUNDAMENTE SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA;
· DESPIR-SE DE CONCEPÇÕES SÓCIO-AFETIVAS E EMOCIONAIS SEM DESUMANIZAR-SE.
“A ESCRITA – REPRESENTAÇÃO DA FALA, RE-APRESENTA O QUE NOSSA CONSCIÊNCIA PEDAGÓGICA SE DEFLAGRA”.(FREIRE, M. 1989, P.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
· REGISTROS DE AVALIAÇÃO EXIGEM EXERCÍCIO DO PROFESSOR:
· DE PRESTAR ATENÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS (ORAIS E ESCRITAS);
· DE DESCREVER E REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE TAIS MANIFESTAÇÕES;
· DE PARTIR PARA AÇÕES OU ENCAMINHAMENTOS AO INVÉS DE PERMANECER NAS CONSTATAÇÕES.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
· LISTAR APENAS ALGUMAS HABILIDADES ALEATORIAMENTE SEM UMA CONEXÃO;
· ENFATIZAR APENAS AS HABILIDADES QUE O ALUNO AINDA NÃO ADQUIRIU, APARENTANDO MUITAS VEZES, QUE O “PROBLEMA” É IRREVERSÍVEL.
EX. “O ALUNO NÃO CONHECE”, “NÃO SABE”, “NÃO REALIZA”, ETC...
SUGESTÃO: SUBSTITUIR POR “AINDA NÃO CONHECE” OU“PRECISA DESENVOLVER” OU “SERÁ NECESSÁRIO TRABALHAR”
O QUE FAZER?
· ABORDAR QUESTÕES COGNITIVAS QUE REVELAM A OBSERVAÇÃO OU COMPREENSÃO DO ALUNO EM SEUS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO;
· ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO ALUNO SE DESENVOLVER, DE IR ALÉM NAQUELA HABILIDADE AINDA NÃO ADQUIRIDA;
· DESCREVER O DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO DE CADA CRIANÇA DESTACANDO SEUS AVANÇOS E CONQUISTAS;
· EXPOR AS NECESSIDADES E INTERVENÇÕES A SEREM FEITAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
O QUE PRECISAMOS SABER?
· QUE HABILIDADES E CONHECIMENTOS FORAM TRABALHADOS COM O ALUNO?
· QUAIS OS AVANÇOS QUE O MESMO VEM DEMONSTRANDO NESTAS ÁREAS?
· APRESENTA ALGUMA ÁREA A SER MELHOR DESENVOLVIDA?
· QUE SUGESTÕES VOCÊ OFERECE NESTE SENTIDO?
· ATIVIDADE? JOGOS? LEITURAS? QUE TRABALHOS VOCÊ VEM REALIZANDO JUNTO AOS ALUNOS?
· COMO O ALUNO SE REFERE AO SEU DESENVOLVIMENTO NESTE PERÍODO?
REDIGINDO O PARECER...
· LEVAR EM CONTA OS DESTINATÁRIOS;
· UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;
· CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;
· OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;
· NOMEAR OS PARECES;
· EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;
· UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO; UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;
· CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;
· OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;
· EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;
· UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;
· EVITAR CONTRADIÇÕES
· EVITAR COMPARAÇÕES;
· EVITAR CONTRADIÇÕES
· EVITAR COMPARAÇÕES;
· SER COERENTE;
COMO INICIAR UM PARECER
· “PERCEBE-SE O PROGRESSO DE... DURANTE ESTE TRIMESTRE EM...”
· “COM BASE NOS OBJETIVOS TRABALHADOS NO TRIMESTRE, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ALUNO...”
· “OBSERVANDO O DESEMPENHO DA ALUNA..., FOI CONSTATADO QUE NESTE TRIMESTRE...”
· “COM BASE NAS AVALIAÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ALUNA... IDENTIFICA...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
· “DEMONSTRA UM ÓTIMO/BOM APROVEITAMENTO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.”
· “LÊ COM FLUÊNCIA DIFERENTES TEXTOS, FAZENDO CONEXÕES COM A REALIDADE.”
· “LÊ E INTERPRETA OS TEXTOS TRABALHADOS EM AULA SEM MAIORES DIFICULDADES.”
· “ESCREVE, ORDENA E AMPLIA FRASES, FORMANDO TEXTOS COERENTES E LÓGICOS.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
· "DEMONSTRA RESPEITO PELOS COLEGAS E PROFESSORES";
· "COLABORA NAS ATIVIDADES COLETIVAS, ATUANDO EM GRUPO";
· "ACEITA SUGESTÕES DA PROFESSORA E DOS COLEGAS";
· "CONTRIBUI PARA A INTEGRAÇÃO E O CRESCIMENTO DO GRUPO".
PARA REFLETIR...
NOHARA ALCÂNTARA
SUGESTÃO PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL
O ALUNO É EXCELENTE, INDEPENDENTE E REALIZA TODAS AS ATIVIDADES.
O ALUNO É MUITO BOM, PORÉM TEM NECESSIDADE DE CONSULTAR O PROFESSOR.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É DEPENDENTE DO PROFESSOR, MAS REALIZA APESAR DE APRESENTAR BASTANTE LENTIDÃO.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É EXTREMAMENTE DEPENDENTE DO PROFESSOR, NÃO CONSEGUE REALIZAR NADA SOZINHO E NÃO DEMONSTRA VONTADE EM APRENDER.
CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES EM SALA DE AULA:
O ALUNO É PARTICIPATIVO.
O ALUNO É PARTICIPATIVO, MAS SE EMPOLGA DEMAIS O QUE ÀS VEZES ATRAPALHA.
O ALUNO PARTICIPA SOMENTE QUANDO É SOLICITADO.
O ALUNO NÃO PARTICIPA DA AULA. DEMONSTRA APATIA.
O ALUNO É DISTRAÍDO, CONVERSA E AINDA ATRAPALHA OS DEMAIS.
QUANTO À CORREÇÃO:
O ALUNO NÃO CONSEGUE CORRIGIR OS ERROS SOZINHO, NECESSITA QUE O PROFESSOR LHE ORIENTE DURANTE A CORREÇÃO, SEJA ELA NO CADERNO OU NA APOSTILA, POIS SE DISTRAI COM MUITA FACILIDADE.
O ALUNO É EXCELENTE. CONSEGUE IDENTIFICAR E CORRIGIR SEUS ERROS SEM AUXÍLIO DO PROFESSOR, SEJAM ELES NO CADERNO OU NA APOSTILA.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, POIS APRESENTA DEFICIÊNCIA VISUAL.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, DEVIDO À FALTA DE ATENÇÃO.
QUANTO AO RELACIONAMENTO DO ALUNO COM OS COLEGAS:
RELACIONA-SE BEM COM TODOS OS COLEGAS.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, GOSTA DE SE ISOLAR.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, É AGRESSIVO.
GOSTA DE REALIZAR TRABALHOS EM GRUPO.
DEMONSTRA RESISTÊNCIA EM FAZER TRABALHOS EM EQUIPE.
QUANTO À CALIGRAFIA E DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA:
O ALUNO É EXCELENTE, TEM A LETRA LINDA, É CAPRICHOSO E NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO É EXCELENTE , MAS POR QUERER SER O PRIMEIRO DA CLASSE A TERMINAR, ACABA DEIXANDO A DESEJAR NO CAPRICHO E NA LETRA.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA BOA, PORÉM COM MUITOS ERROS.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA RUIM, MAS NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO TEM UMA LETRA MUITO BONITA E SEM ERROS, MAS DEMORA MUITO PARA COPIAR.
O ALUNO PRECISA FAZER CALIGRAFIA (CADERNO).
O ALUNO NÃO PRECISA FAZER CALIGRAFIA.
QUANTO À DISCIPLINA:
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE TANTO EM SALA DE AULA , COMO NA FILA.
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE EM SALA, PORÉM NA FILA, DEIXA A DESEJAR.
O ALUNO CONVERSA , PORÉM ACATA ÀS REGRAS DA SALA. UMA CHAMADA DE ATENÇÃO É SUFICIENTE.
O ALUNO É INDISCIPLINADO, CABENDO AO PROFESSOR CHAMAR-LHE A ATENÇÃO EM MUITOS MOMENTOS.
QUANTO AO REFORÇO:
O ALUNO NÃO NECESSITA DE REFORÇO PARALELO.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO E COMPARECE A TODOS.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO, MAS NÃO COMPARECE DEVIDO À RESISTÊNCIA DOS PAIS OU DO PRÓPRIO ALUNO.
O ALUNO COMPARECE AOS REFORÇOS, MAS APRESENTA RESISTÊNCIA EM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS (PEDE PARA IR AO BANHEIRO; BEBER ÁGUA, DISTRAI-SE COM FACILIDADE, CONVERSA, BRINCA).
QUANTO AO MATERIAL USADO EM SALA E LIÇÃO DE CASA:
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA COM CAPRICHO.
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA SEM CAPRICHO.
O ALUNO NÃO REALIZA A LIÇÃO DE CASA.
O ALUNO TRAZ TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS.
O ALUNO ESQUECE O MATERIAL ESCOLAR.
QUANTO À LEITURA:
O ALUNO LÊ COM FLUÊNCIA E ENTONAÇÃO ADEQUADOS.
O ALUNO LÊ, MAS NÃO RESPEITA OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
O ALUNO TEM DIFICULDADE NA LEITURA DAS PALAVRAS.
O ALUNO NÃO LÊ.
QUANTO AO USO DE ÓCULOS:
O ALUNO NÃO USA ÓCULOS.
O ALUNO USA ÓCULOS NORMALMENTE.
O ALUNO MOSTRA RESISTÊNCIA EM USAR O ÓCULOS, DESTA FORMA A PROFESSORA TEM QUE SOLICITAR CONSTANTEMENTE QUE O MESMO FAÇA USO CORRETO.
EM RELAÇÃO À ASSIDUIDADE DO ALUNO:
FALTA MUITO E AS MESMAS O ESTÃO PREJUDICANDO NO APRENDIZADO.
O ALUNO NÃO FALTA, EXCETO SE FOR EXTRITAMENTE NECESSÁRIO.
O ALUNO NÃO DEVERÁ FALTAR, ESTÁ COM EXCESSO DE FALTAS.
O ALUNO NÃO CONSEGUE COLOCAR O CONTEÚDO DE SALA DE AULA EM ORDEM DEVIDO AS NÚMERO DE FALTAS.
EM RELAÇÃO A SEUS MATERIAIS:
ORGANIZA COM AJUDA DAS PROFESSORAS E INSPETORA.
ORGANIZA COM TOTAL INDEPENDÊNCIA.
NÃO CONSEGUE SE ORGANIZAR.
ESQUECE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
PERDE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
EM RELAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS:
- “NECESSITAM” DE ATENÇÃO ESPECIAIS.
- SÃO PARTICIPATIVOS.
- SÃO CRITERIOSOS, INDAGAM BASTANTE E ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO DO FILHO.
- GERALMENTE NÃO ACOMPANHAM AS LIÇÕES/ESTUDO DO FILHO, PORÉM PARTICIPAM DAS ATIVIDADES.
- NÃO SÃO PARTICIPATIVOS E POUCO COMPARECEM ÀS ATIVIDADES.
FONTE:http://educacaodevalor.blogspot.com; http://renata.piraju.tur.br
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