Para desenvolver o hábito da leitura nas crianças não é preciso muito esforço, basta nos entregarmos à nossa capacidade de interpretação e imaginação.Como o hábito de ler ainda não é muito comum entre a maioria dos brasileiros, esta ainda é uma missão importante para os professores interessados em contribuir fundamentalmente para este desenvolvimento.
Os contadores de histórias são aqueles que, se deixam levar pela leitura sem a intenção de ensinar literatura.
A leitura é o alimento da inteligência!
Quando um adulto lê para uma criança, estimula que, através de sua imaginação, se desenvolva a maioria de suas percepções, ao mesmo tempo em que a faz lidar com a sensibilidade e a reflexão.
Elas serão capazes de entender melhor ainda o universo da leitura se, o contador de histórias souber enredar o tema de acordo com as nuâncias de voz e expressões ditadas despretenciosamente pelo escritor, além de, relacionar o que se conta de acordo com a ilustração.
Também é parte do processo de desenvolvimento do hábito da leitura, permitir que as crianças possam folhear as páginas dos livros, criticar, esclarecer dúvidas e criar comentários.
Para estimular a crítica e permitir que as crianças comentem a história compartilhada em sala de aula, inicie com perguntas simples do tipo: “De qual parte você mais gostou?”, “Quem é o bonzinho e quem é o malvado?”, “Qual personagem vocês gostariam de ser?”, “Porque?” e, assim por diante.
Expressar opiniões sobre um tema é um hábito comum entre leitores, resultado de uma prática bem aplicada em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário