domingo, 5 de maio de 2013

Leitura: Educando as crianças da pré-escola a ler

Myriam teaching at Davies Lane Primary School




Na pré-escola,  as crianças devem ser estimuladas a ler através de atividades em sala de aula.Esse estímulo pela leitura e interpretação pode ser aplicado mesmo antes das crianças aprenderem a ler.
Quando o professor lê livros infantis para as crianças e permite que após a leitura todos comentem e discutam sobre os personagens e a moral da estória, está desenvolvendo nos pequenos  a aprendizagem e o gosto pela leitura.
Outra maneira de educar as crianças da pré-escola a ler, é incentivar que criem em sala de aula os personagens da estórinha infantil que acabaram de ouvir.Como cada personagem tem sua própria personalidade e geralmente estão acompanhados de um adereço que nos permite identifica-los, é possível criar em pouco tempo, um personagem com materiais ou objetos existentes em sala.Por exemplo, a chapeuzinho vermelho tem um chapéu vermelho, que pode ser adapatado por um boné, e assim por diante.
Enquanto a professora faz as vezes de narradora,  os objetos com os quais identificamos os personagens passam de aluno para aluno, para que todos possam participar da brincadeira.As frases dos personagens, devem ser ditas  da maneira como elas mesmas interpretam, sem o compromisso de repeti-las exatamente da forma como se está escrito no livro.
Esta prática proporcionará que,  a criança aprenda a vivenciar os  dilemas e as aventuras de seus personagens se imaginando no lugar deles.
Para instigar ainda mais a imaginação de cada uma delas, e desenvolver um diálogo sobre o tema da estórinha infantil tratada em sala de aula, o professor deve perguntar:”E se fosse você, o que faria?”
Outra forma de expressão que pode ajudar na interpretação da leitura e,  ao mesmo tempo ensinar crianças da pré-escola a desenhar, é fornecer materiais de arte, desenho e pintura, como parte e continuação da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário