domingo, 5 de maio de 2013

Projeto didático de leitura

reading to the class



Percebendo a necessidade de se trabalhar gêneros literários entre os alunos do 4º e 5º anos, a professora Eudes da Silva Alves, planejou e estruturou um projeto didático de leitura, que proporciona que os alunos se envolvam através do gênero de aventura, de forma a identificarem, marcarem e aplicarem as principais características do gênero, em um livro escrito por eles mesmos.Como incentivo, a educadora propôs que o livro escrito pelos alunos, fosse doado à biblioteca da escola.
Acompanhe abaixo, os detalhes do projeto didático: Livro de versões do conto A Quarta Viagem de Simbad, o Marujo:
Objetivo do projeto: Apreciar a leitura de um clássico da literatura e, apropriar-se da linguagem típica dos contos de aventura.
Conteúdos: Leitura e produção de texto.
Anos: 4º e 5º anos.
Tempo estimado: 15 aulas.
Material necessário: Conto A Quarta Viagem de Simbad o Marujo, publicado em Os Melhores Contos de Aventura, caderno de anotações e cartolina.
Desenvolvimento:
  • 1º Passo- Apresentação do Conto sugerido aos alunos.
  • 2º Passo- Organize um tempo para a leitura do Conto de trabalho.Identifique as características importantes do gênero como, tempo, tempo verbais, e expressões dos personagens e, fixe as informações em uma cartolina que deverá ficar à mostra na sala de aula,  para futuras consultas.
  • 3º Passo- Retome os principais episódios da estória e anote-os em um outro cartaz.
  • 4º Passo- Reúna os alunos em duplas para que realizem as versões de acordo com a instrução do educador.O educador poderá sugerir por exemplo, que tentemos recriar a estória como se ela ocorresse nos tempos de hoje.
  • 5º Passo- Leia os textos produzidos pelos alunos e auxilie a revisão dos trabalhos.A estória tem de ser coerente e deve conter as características do gênero de forma organizada e interessante.
Produto Final: Livros de versões do conto A Quarta Viagem de Simbad o Marujo.
Avaliação: O educador deverá analisar o comportamento leitor e escritor dos alunos.Outros pontos favorecem a avaliação do trabalho, como, interesse, dedicação, e, cuidado com a legibilidade do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário